hs.

::Roberto Martins Figueiredo

O biomédico e consultor Roberto Martins Figueiredo, uma das principais autoridades brasileiras em saúde pública e um dos maiores especialistas em higiene de alimentos, é especializado em Saúde Pública e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Engenharia da Qualidade (Controle de Processos e Auditorias) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, Figueiredo apresenta quinzenalmente o quadro “Tá Limpo”, no Fantástico, programa da Rede Globo. Roberto também é diretor técnico da Microbiotécnica, Centro de Assessoria em Higiene e Saneamento Ambiental onde são realizadas pesquisas e análises de alimentos, utensílios e equipamentos, atendendo a indústrias de alimentos, cozinhas industriais e restaurantes.

Além disso, é instrutor em cursos de pós-graduação em Vigilância Sanitária por todo o Brasil, da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) e da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP) e realiza diversas palestras e consultorias em shoppings, supermercados, empresas, feiras e eventos de todo o país. O principal objetivo é divulgar, esclarecer e desmistificar conhecimentos técnicos sobre a importância da higiene dos alimentos a todos aqueles que de algum modo os manipulem, armazenem ou refrigerem, seja para terceiros ou para si.

Roberto Figueiredo tem sido entrevistado com freqüência pelos principais jornais e programas televisão do país, como SP TV e Globo Repórter na Rede Globo, Jornal das 10 no Globo News, Jornal do SBT no SBT e Olga Bongiovani e Amaury Jr. – Fino Trato e Flash – na Rede Bandeirantes. Em 2002, na entrevista concedida ao “Programa do Jô”, na Rede Globo, o sucesso da entrevista, devido ao conhecimento e ao excelente humor do especialista, motivou a repetição em duas ocasiões no ano de 2003, durante as férias do apresentador. Em Portugal, a entrevista com Figueiredo foi eleita pelos telespectadores, pela Internet, como uma das principais do ano. Lá também mereceu bis.

Até fevereiro de 2005, também tinha um quadro fixo no programa Note & Anote da Record, o “Blitz em Sua Casa”, no qual percorria as principais capitais e cidades brasileiras para inspecionar a cozinha das telespectadoras, eventos populares e restaurantes. O objetivo era orientar sobre tudo o que estivesse errado a respeito de técnicas de limpeza, higiene em geral e dos alimentos, refrigeração, lavagem de louças e armazenamento de produtos.

Além do quadro no Fantástico, é procurado sistematicamente para entrevistas em emissoras de rádio com audiência qualificada como Eldorado, Jovem Pan, Bandeirantes e CBN, em São Paulo, e outras populares, como Mundial, Globo e Record e Trianon. Também tem sido consultado para matérias relacionadas ao tema pelos principais jornais do país (Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil), revistas de grande circulação (Veja, Época, Saúde, Cláudia, Crescer e Flash) e veículos segmentados.

Reprodução parcial ou total autorizada, desde que citada a fonte | Anuncie Aqui | Política de Privacidade | Aviso Legal